(19) 3849-1115 | 3849-1143

Adequar os pisos que estavam com desnivelamentos e fissuras, num espaço industrial que sofre constante interferência química pela produção de cosméticos e que necessita de alta resistência mecânica para suportar movimentações de máquinas e equipamentos. Estes foram os desafios propostos aos consultores da BASF pelo Grupo Boticário para obra de adequação dos pisos da unidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba-Paraná, em uma área de 2000 m². Havia um pedido a mais: executar a obra durante a parada de final de ano, em dezembro de 2016.

A unidade de São José dos Pinhais é a primeira fábrica do Grupo Boticário e começou a funcionar em 1982. No mesmo complexo industrial, funciona um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento com tecnologia de ponta. O Boticário é atualmente a maior rede de franquias de beleza no mundo. De suas indústrias, saem 300 milhões de produtos a cada ano.

A solução apresentada pela BASF foi o revestimento de alto desempenho, Ucrete® que tem importantes características e responde aos desafios propostos: de alta resistência química e à abrasão, impermeabilidade, garantindo a contenção de líquidos agressivos; suporta maquinário pesado e circulação de veículos, como empilhadeiras, além de garantir qualidade higiênico-sanitárias.

Num primeiro momento, com a parceria da FC Pisos, empresa aplicadora de revestimentos industriais, foram executadas amostras do revestimento Ucrete HF e MF, em áreas onde a interferência química é mais severa, colocando à prova a proteção e resistência aos produtos químicos e também pela movimentação das máquinas e equipamentos.

Outra importante característica dos revestimentos indicados, são os benefícios de sustentabilidade, em sintonia com a estratégia do Grupo Boticário, que tem esse atributo presente em todo o seu modelo de negócios. Os revestimentos são livres de solvente, baixo odor e baixo teor VOC. A aplicação é rápida, garantindo produtividade e pode ser utilizado pouco tempo após a sua instalação.

O Sistema Ucrete® MF que é um revestimento uretânico autonivelante de alto desempenho, com espessuras entre 4 a 6mm, com um acabamento liso que permite maior facilidade quanto a limpeza, é ideal para aplicações em processos predominantemente secos.

Já o sistema Ucrete® HF é a versão indicada, na sua maioria, para áreas de processos úmidos e molhados, pois proporcionam um piso seguro e com acabamento texturizado, com espessura que varia de 6mm a 12mm.

É possível combinar as duas versões com outro produto da família UCRETE, o Ucrete® WR, que é um revestimento a base de uretano especifico execução de para rodapés do tipo abaulado e revestimento de muretas.

Os principais benefícios são a cura rápida com liberação ao tráfego de pessoas em 8 horas e tráfego pesado após 12 horas, não contamina o ambiente com odores; excelente resistência à abrasão, impacto e agentes químicos; alta resistência mecânica e ao tráfego pesado; temperaturas de uso variam de -45ºC a 150ºC dependendo do sistema utilizado; suporta congelamento e ciclos de gelo e degelo; resiste ao ser lavado continuamente com água quente e é resistente a raios UV.

Para as faixas demarcatórias, foi utilizada a pintura epoxi MasterTop 2250, rodapés em UCRETE WR, tratamento de juntas com o MasterSeal CR195 e MasterSeal NP1.

Não foi a primeira vez que a BASF forneceu produtos para o Grupo Boticário. Em 2013, a companhia foi a parceira para pisos para a mesma unidade do Paraná e em 2014 forneceu materiais para revestir todos os pisos da planta de Camaçari, Bahia. “Ponto determinante para esse novo projeto foi a confiança que o Grupo Boticário tem nos produtos BASF, pois revestimentos aplicados há alguns anos, não apresentam nenhum tipo de anomalia, o que minimiza custos com paralisações para manutenções”, considera o engenheiro Ricardo Macaíba, coordenador de negócios de Pisos em Químicos para Construção da BASF.

Podemos Ajudar?
Enviar WhatsApp